Diretriz Brasileira de Hipertensão 2025 classifica pressão 12x8 como pré-hipertensão. Entenda o que muda no tratamento, prevenção e estilo de vida
A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de Hipertensão, traz uma importante atualização: a pressão 12x8 passa a ser considerada pré-hipertensão.
A mudança não significa que pessoas com esse valor precisem começar imediatamente o uso de medicamentos, mas serve como alerta para a necessidade de mudança de hábitos e prevenção.
O que significa estar em pré-hipertensão
O novo enquadramento segue as diretrizes do Congresso Europeu de Cardiologia 2024 e busca identificar precocemente quem está em risco de desenvolver hipertensão. Os médicos recomendam:
- Perda de peso
- Redução do consumo de sal
- Aumento de potássio na dieta
- Adoção do padrão alimentar DASH (frutas, verduras, laticínios com baixo teor de gordura, cereais integrais, carnes magras e castanhas)
- Prática regular de atividade física
Essas mudanças ajudam a reduzir o risco de infarto, AVC e insuficiência renal.
Quando o uso de remédios é indicado
A nova diretriz estabelece metas mais rígidas para o tratamento de quem já tem hipertensão: a pressão deve ficar abaixo de 13x8 (antes, era 14x9).
- Pessoas com pressão entre 13x8 e 13x9 devem tentar mudanças no estilo de vida por três meses antes de iniciar tratamento medicamentoso.
- Quem apresenta pressão acima de 14x9 deve começar o uso de medicamentos imediatamente.