Por Rosângela Cafasso
O grafite passou a fazer parte do cotidiano de nossas cidades e quem conhece a arte vista nos muros de Guarulhos percebe que cada pintura tem sua forma, cores e traços. Os artistas grafiteiros da cidade são conhecidos e queridos nas regiões que atuam e concretizam sua arte.
Grafiteiro e morador de Guarulhos, Dont topou conversar com o BTW Guarulhos sobre grafitti e arte urbana.
Dont conta que começou a grafitar em 2005, inicialmente com proporções de letras, depois partiu para as mandalas e personagens. O personagem mais conhecido do artista é o Dontrix, presente nas artes que faz nos muros da cidade.
Dontrix. Imagem: Arquivo Pessoal, Dont. |
Dont sempre procura criar interações com artistas de técnicas diferentes e lembra que foi durante a fase escolar que surgiu o interesse e percepção das habilidades, era muito requisitado pelos colegas para fazer as capas de trabalhos.
Imagem: Arquivo Pessoal, Dont. |
Fascinado pela arte desde jovem, Dont falou sobre referências:
“Tenho por referências os grafiteiros de Guarulhos, desde jovem via os muros da cidade e queria também estar ali. Nos fins de semanas, via os grafites e tentava reproduzir em casa”, conta Dont.
É possível ver a arte de Dont espalhada pelos muros da cidade, que para ele, não importa como a superfície está, no grafite, muros de tijolos expostos podem ser aliados a uma construção visual e criam novas conversas.
Dont junto com grafiteiros da cidade fazendo arte e revitalizando espaços. Imagem: Arquivo Pessoal, Dont. |
Para o artista, “a mandala, a letra e os outros elementos trazem a versatilidade nas criações. Os elementos conversam e não criam barreiras criativas”.
Mandala pintada por Dont. Imagem: Arquivo Pessoal, Dont. |
Na periferia, Dont conta que as crianças sempre querem participar da pintura dos muros e faz uma reflexão: “a sociedade está bloqueando a criança que tem o contato com arte de rua, a arte é a mesma, seja num muro com reboco ou tijolo”.
E esta jornalista e educadora complementa: “o grafite é uma forma de arte que alia todos os elementos para conceber aprendizagens. Através do grafite, a criança terá a percepção das cores, formas, espaço e uma infinidade de possibilidades. Sempre falamos em motivação e criatividade dentro do contexto escolar, e o grafite permite ampliar novas formas de conceber o conhecimento com o despertar do interesse da criança”.
Dont finaliza falando sobre grafiteiros e a necessidade de mais incentivo para continuar a arte na cidade: “os grafiteiros estão reduzidos por conta da falta de incentivos, os que continuam são guerreiros e há milhões de possibilidades dentro dessa arte. Tenho esperança de que no futuro abram mais espaços para os coletivos de grafiteiros”.