Cursos são online e gratuitos. Interessados devem se inscrever no site da Escola
A São Paulo Escola de Dança – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Associação Pró-Dança e direção artística de Inês Bogéa – está com diversos processos seletivos abertos para os Cursos de Extensão Cultural nas férias de julho. As inscrições estão abertas até 22 deste mês no site. Alguns cursos são online e outros presenciais na sede da São Paulo Escola de Dança.
O candidato à vaga deverá preencher formulário cujo link estará disponível no edital e submeter toda a documentação necessária solicitada, incluindo um currículo e uma carta de intenções. Os cursos têm a curadoria de Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança e do superintendente educacional da SPED, José Simões.
Conforme os editais, 50% das vagas são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas.
Cursos presenciais
Na modalidade presencial, estão abertas as inscrições para os cursos A Arte da Dança nos Eventos e Professor de Dança: Competências e Habilidades Artísticas, com 64h de carga horária cada um. Já o curso Estudos Somáticos: Anatomias Dançantes em Passado-presente tem carga horária de 32h totais. Os cursos presenciais serão realizados na sede da São Paulo Escola de Dança, localizada no Complexo Júlio Prestes (Rua Mauá, 51 - 3º andar - Luz, São Paulo).
A Arte da Dança nos Eventos
O curso dá um panorama completo da dança em eventos, e apresenta algumas possibilidades da dança comercial (Teatro Musical, o Jazz e o Heels Dance), canto para Teatro Musical, interpretação e musicalidade. Outros tópicos serão técnicas de maquiagem e propostas de figurinos para estes contextos cênicos.
Os estudantes serão preparados para atuar em diferentes palcos, tendo em vista que a arte de dançar em eventos é dinâmica e exige um conjunto diversificado de habilidades, desde a execução técnica até a performance expressiva. Os professores destes cursos serão Katia Barros, Mia Castro, Renan Banov, Rogério Barbatti, Rosely Fiorelly e Vivien Fortes. A idade mínima de participação neste curso é de 16 anos, com exigência prévia de vivência em dança de dois anos.
Professor de Dança: Competências e Habilidades Artísticas
O curso traz conteúdos essenciais no âmbito da qualificação profissional para o ensino da dança cênica, tais como: história da dança, anatomia aplicada a dança, treinamento e condicionamento, improvisação e criatividade, interpretação e musicalidade, composição coreográfica, iluminação e figurino, e pedagogia da dança. O objetivo é contribuir com a qualificação profissional de futuros professores de dança visando a competência e sensibilidade artística.
O corpo docente desse curso conta com Andreja Picon, Harry Gavlar, Henrique Rochelle, Igor Gasparini, Mel Baba, Renata Matsuo, Rogerio Barbatti e Sueli Matsuzaki. A idade mínima de participação neste curso é de 16 anos, com exigência prévia de vivência em dança de 5 anos.
Estudos Somáticos: Anatomias Dançantes em Passado-presente
O curso visa construir princípios de percepção das estruturas ósseas aliados aos fundamentos da investigação do movimento, embasados em um painel histórico da aliança entre os estudos da anatomia e da dança. Os participantes compreenderão o direcionamento das musculaturas profundas do corpo humano através do toque e no contato com objetos.
Como material didático, haverá um esqueleto humano na sala de aula para auxiliar a construção da autoimagem dos estudantes, além de partes isoladas da estrutura óssea humana. Paralelo ao estudo corporal, os estudantes também entrarão em contato com tratados, cartas, depoimentos e estudos de artistas da dança desde o século XVIII. O professor será Robson Lourenço. A idade mínima de participação neste curso é de 16 anos, com exigência prévia de vivência em dança de 3 anos.
Cursos online
Os cursos online oferecidos: Escrita de Projetos de Dança nas Leis de Incentivo e Editais, com os professores Fernanda Nicolini e Pedro Silva; Dança Educação: Práticas Didáticas para crianças de 6 a 10 anos na educação formal, com Carolina Romano e Mariana Floriano; e Dança Educação: Dança Contemporânea para Adolescentes e Jovens em Escolas Livres de Dança e Projetos Sociais, com as docentes Cibele Ribeiro e Melina Sanchez.
A carga horária é de 32h, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h, e nos sábados e domingos, das 8h30 às 14h30. As aulas começam no dia 29 de junho e seguem até 5 de julho. A idade mínima para se inscrever é de 16 anos com tempo mínimo de vivência em dança, conforme cada edital.
Escrita de Projetos de Dança nas Leis de Incentivo e Editais
O curso tem como objetivo orientar sobre a redação de projetos de dança voltados às principais leis de incentivo fiscal e editais de fomento. O conteúdo aborda as etapas de elaboração de um projeto cultural para dança e o funcionamento das principais leis de incentivo. Além disso, também traz os pontos comuns em editais e a escrita técnica, proposta e conexão com argumento e planilha orçamentária.
O público-alvo são artistas e produtores ligados à área da dança a desenvolverem suas propostas artísticas por meio de projetos culturais. Os docentes são Fernanda Nicolini e Pedro Silva.
Dança Educação: Práticas Didáticas para crianças de 6 a 10 anos na educação formal
O curso aborda práticas de ensino da dança na escola, para crianças de 6 a 10 anos (ensino fundamental, nos anos iniciais). O conteúdo também apresenta um recorte das danças do Brasil e dos diversos processos criativos em dança no universo escolar.
O público-alvo é preferencialmente formado por professores das redes públicas e privadas de ensino. O objetivo é apresentar os fundamentos que constituem a dança como linguagem na perspectiva corporal, espacial, rítmica e expressiva, com propostas pedagógicas adequadas às faixas etárias indicadas. As professoras deste curso são Carolina Romano e Mariana Floriano.
Dança Educação: Dança Contemporânea para Adolescentes e Jovens em Escolas Livres de Dança e Projetos Sociais
O curso aborda de forma panorâmica as possibilidades de ensino da dança contemporânea para adolescentes e jovens em escolas livres de dança, academias e projetos sociais. O objetivo é apresentar contextos, conteúdos e propostas pedagógicas adequadas às faixas etárias indicadas, para qualificar o ensino da dança no universo da educação não formal. As docentes deste curso são Cibele Ribeiro e Melina Sanchez.
SERVIÇO
Processo Seletivo – Cursos de Extensão Cultural
São Paulo Escola de Dança
Inscrições: de 24/5 até 22/06
Editais:
Escrita de Projetos de Dança nas Leis de Incentivo e Editais
Dança Educação: práticas didáticas para crianças de 6 a 10 anos na educação formal