A atualização anual é fundamental para embasar políticas públicas voltadas ao setor, como capacitação de profissionais, circulação de escritores e grupos artísticos, além de permitir o direcionamento de recursos conforme as necessidades locais. Os dados também são enviados ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), ampliando o alcance da iniciativa.
"O SisEB permite uma visão clara do panorama estadual, indicando o que está funcionando bem e o que precisa de mais atenção. Essa atualização anual é crucial para garantir espaços de leitura mais atrativos e funcionais em todo o estado", destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Critérios
Todas as bibliotecas de acesso público em São Paulo, como bibliotecas públicas, comunitárias, universitárias, escolares, salas de leitura, especializadas, de museus e centros de referência, são integrantes do SisEB. A atualização correta do formulário é critério obrigatório para participar de ações do sistema, incluindo a solicitação de kits de livros.
Em 2024, o SisEB alcançou um recorde de 1.448 bibliotecas e salas de leitura cadastradas, espalhadas por 447 municípios paulistas. Desde 2019, a atualização é feita de forma online, por meio da plataforma Bibliotecas Paulistas.
Serviço