A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou, nesta quinta-feira (13), 17 filhotes de gambá-de-orelha-preta, popularmente conhecidos como saruês. Os animais foram encontrados em situações distintas nos bairros Jardim Paraíso e na região da rodovia Presidente Dutra.
Filhotes de saruê foram encontrados em obras da Dutra
No primeiro caso, 12 filhotes recém-nascidos foram encontrados entre os trabalhos da CCR RioSP, na altura do km 219, onde está sendo construído um novo viaduto de ligação com a rodovia Hélio Smidt. Os funcionários da obra notaram que os animais estavam sozinhos e acionaram a Central 153 da GCM temendo que não sobrevivessem sem a mãe.
De acordo com o inspetor Maurício Marques, os saruês recém-nascidos dependem totalmente dos cuidados maternos nas primeiras semanas de vida. “Muitas vezes a mamãe saruê é atropelada ou atacada por cães ao buscar alimentos, deixando os filhotes órfãos, que não sobrevivem. Felizmente, este não será o caso”, destacou o inspetor.
Os filhotes foram encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), onde receberão alimentação e cuidados veterinários especializados.
Família de Saruês é Encontrada Dentro de Guarda-Roupa
O segundo resgate aconteceu no Jardim Paraíso, onde um morador da avenida Silvestre Pires de Freitas entrou em contato com a GCM relatando que cinco saruês haviam se abrigado dentro do guarda-roupa de sua casa.
A equipe da Inspetoria Ambiental da GCM foi até o local e conseguiu resgatar os animais com segurança. Os saruês foram levados para uma área de soltura adequada, onde poderão continuar seu ciclo natural em segurança.
Como acionar a GCM para resgate de animais silvestres?
A GCM de Guarulhos orienta a população a não interferir diretamente em casos de animais silvestres em áreas urbanas e a acionar o telefone 153 para que os agentes possam realizar o resgate de forma segura.
Os saruês, apesar de serem frequentemente encontrados em áreas residenciais, são animais inofensivos e essenciais para o equilíbrio ecológico, pois ajudam no controle de pragas urbanas, como insetos e pequenos roedores.