Dois aviões da LATAM Airlines colidiram com pássaros na manhã deste sábado (5) durante pousos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os incidentes ocorreram com menos de 50 minutos de diferença, mas nenhum passageiro ficou ferido e ambas as aeronaves pousaram em segurança, segundo a companhia aérea.
Apesar da tranquilidade no desfecho, os chamados “bird strikes” — colisões entre aves e aeronaves — têm gerado graves impactos operacionais. Em nota oficial, a LATAM alertou que esses episódios comprometem a segurança operacional, resultam em voos cancelados ou atrasados, além de acarretarem altos custos com reparos, manutenção e troca de tripulações.
“A alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros", destacou a empresa.
Incidência preocupa o setor aéreo
Em 2024, a LATAM registrou 513 colisões com aves em 11 mil voos realizados no Brasil. A empresa reforçou a necessidade de uma gestão mais eficiente da fauna nos arredores dos aeroportos, envolvendo tanto municípios quanto administradores aeroportuários.
Bird strike é um risco crescente nos aeroportos brasileiros
O aumento da urbanização e a presença de lixões e áreas com acúmulo de resíduos próximos a aeroportos são fatores que contribuem para a presença de aves nas rotas de aproximação e decolagem. A gestão da fauna aeroportuária é considerada uma das principais estratégias para reduzir o risco de colisões, que podem afetar seriamente o funcionamento de motores e comprometer a segurança dos voos.