Tuneladora vai operar na extensão da Linha 2-Verde, conectando a Penha à futura estação Dutra, em Guarulhos. Obra tem previsão de conclusão entre 2031 e 2032
O tatuzão que será responsável pela escavação da extensão da Linha 2-Verde do Metrô, entre a estação Penha e a futura estação Dutra, em Guarulhos, tem chegada prevista ao canteiro de obras na zona leste da capital em meados de novembro deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Julio Castiglioni, durante uma visita técnica às obras da Linha 17-Ouro, acompanhada pelo portal Via Trolebus.
Atualmente, a primeira tuneladora está em fase de montagem na Penha e será responsável pelo trecho entre Vila Prudente e o Complexo Rapadura, totalizando os primeiros oito quilômetros do novo traçado.
Tuneladora rumo a Guarulhos inicia escavação em 2026
Já a segunda máquina, que escavará o trecho rumo a Guarulhos, está prevista para começar a operar em 2026, partindo da região da Penha até a futura estação Dutra, que será integrada ao Terminal Rodoviário do Tietê e ao Ferroanel.
O edital de licitação, disponível no site oficial do Metrô, detalha os principais marcos e prazos dessa fase de expansão:
- Ordens de serviço e projeto executivo: até 60 dias após assinatura do contrato.
- Início das obras: cerca de 470 dias (15 meses) após assinatura — estimativa para meados de 2026.
- Construção das estruturas para movimentação do tatuzão: 1.199 dias (aproximadamente 39 meses) — indicando que a tuneladora poderá atingir a estação Dutra por volta de meados de 2029, se o cronograma for mantido.
- Preparação da via para trilhos: 2.064 dias (cinco anos e meio), com início previsto para 2031.
- Conclusão das obras civis: 2.094 dias — finalização entre 2031 e 2032, considerando assinatura de contrato ainda em 2025.
Guarulhos no mapa do Metrô
A futura estação Dutra, em Guarulhos, será a primeira da cidade a receber o Metrô de São Paulo, uma promessa antiga que começa a sair do papel. A nova ligação com a capital paulista tem potencial para reduzir o tempo de deslocamento dos moradores da região e integra-se a outros modais, como o Aeroporto Internacional de Cumbica, ônibus metropolitanos e linhas da CPTM.
A obra faz parte do ambicioso plano de expansão da malha metroferroviária paulista, que inclui também projetos como a Linha 19-Celeste, a Linha 23-Magenta e o Metroanel.
Próximos passos
A chegada do tatuzão marca uma nova fase das obras, mas a extensão até Guarulhos dependerá do cumprimento de prazos contratuais e da liberação de recursos ao longo dos próximos anos. Caso tudo ocorra dentro do cronograma, os guarulhenses poderão contar com a nova linha entre 2031 e 2032.