As fortes chuvas que caíram no fim da tarde desta segunda-feira (29) colocaram a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos. Em razão do temporal, a Defesa Civil enviou alertas aos celulares de moradores da capital.
Por volta das 19h, mais de 31,6 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, segundo balanço da concessionária Enel. Desse total, 26,3 mil ficam na capital paulista, 2,6 mil em Cotia e 1,1 mil em Juquitiba.
Além da chuva intensa, algumas regiões da capital registraram fortes rajadas de vento, que provocaram quedas de árvores. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as maiores velocidades foram registradas em Santana e na região da Barragem de Guarapiranga, com ventos entre 30,5 km/h e 34,5 km/h.
Morte no interior
No interior paulista, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após o desabamento de um muro em um estabelecimento comercial na cidade de Franca. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na Rua Rio Branco, no Distrito Industrial, após a cidade ser atingida por um temporal com ventos fortes.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, em Franca os ventos chegaram a 30 km/h, com acumulado de chuva em torno de 15 milímetros.
Previsão do tempo para esta terça-feira (30)
Para esta terça-feira (30), a previsão indica tempo instável em toda a capital paulista e na Região Metropolitana. O dia começa com muitas nuvens, temperaturas mais amenas e mínima em torno de 24°C.
Ao longo da tarde, o calor combinado com a umidade do ar favorece a formação de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, trovoadas, rajadas de vento e potencial para queda de granizo em pontos isolados. A temperatura máxima deve chegar a 30°C.
Há risco de alagamentos, elevação de córregos e rios, além de quedas de árvores, especialmente durante os períodos de chuva mais intensa. A Defesa Civil recomenda atenção aos alertas e que a população evite áreas alagadas.
*Com informações da Agência Brasil
