As obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), retomadas integralmente pelo Governo do Estado de São Paulo, seguem em ritmo acelerado, ultrapassando 20% de conclusão. Com 44 quilômetros de extensão, o projeto interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel, conectando a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, à Rodovia Presidente Dutra, passando por importantes municípios como Guarulhos, Arujá e São Paulo.
Impacto em Guarulhos e na Logística Regional
A obra promete transformar a mobilidade e logística da Região Metropolitana, incluindo Guarulhos, cidade estratégica devido à proximidade com o Aeroporto Internacional e o volume de transporte de cargas que passa por seu território. A nova alça do Rodoanel facilitará o acesso ao Porto de Santos, ampliando a competitividade logística ao reduzir o tempo e os custos de transporte entre Minas Gerais, São Paulo e o litoral.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o trecho Norte será fundamental para conectar a última grande rodovia que atravessa São Paulo — a Fernão Dias (BR-381) — ao Porto de Santos, fortalecendo o corredor logístico e impulsionando o escoamento de produtos nacionais.
Estrutura e Inovação
O projeto inclui sete túneis duplos e 107 obras de arte especiais, como pontes e viadutos, oferecendo infraestrutura moderna e eficiente. A execução está sendo realizada pela concessionária Via SP Serra, com um aporte total de R$ 3,4 bilhões, divididos entre recursos estaduais (R$ 1,35 bilhão) e investimentos privados (R$ 2 bilhões).
Benefícios Ambientais e Urbanos
Além de melhorar a mobilidade, o Rodoanel Norte tem objetivos ambientais claros, como a redução de gases poluentes ao retirar o tráfego pesado das marginais e de áreas urbanas congestionadas. Para Guarulhos, a obra também representa uma oportunidade de revitalização de áreas próximas às rodovias, beneficiando o tráfego local e a qualidade de vida dos moradores.
Próximos Passos
A previsão de entrega do primeiro trecho, que conecta as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, é para o segundo semestre de 2025. Já o segundo trecho, até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, deve ser concluído em 2026. A recente readequação da Estrada Dona Ana Diniz, com investimento de R$ 910 mil, já trouxe melhorias para o fluxo de veículos na região, antecipando os impactos positivos da obra.
Conclusão
O avanço do Rodoanel Norte representa um marco para a infraestrutura paulista, com impacto direto na logística, economia e qualidade de vida da população, especialmente para os moradores e empresas de Guarulhos. O projeto não só fortalecerá a posição estratégica do município, mas também criará novas oportunidades de desenvolvimento urbano e econômico na região.