Obras devem começar em 2026; projeto prevê 17,6 km de extensão, 15 estações e capacidade para 630 mil passageiros por dia.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adiou para o mês de julho as sessões de licitação de três lotes fundamentais para as obras da Linha 19-Celeste, que ligará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro de São Paulo. A informação foi divulgada na quarta-feira (15) pelo site especializado Diário do Transporte.
As sessões estavam inicialmente previstas para maio, mas foram postergadas pelo Metrô para o início de julho. A justificativa oficial para o adiamento não foi detalhada no aviso de remarcação.
Novas datas das licitações:
- Lote 1 (da VSE-01 até a Estação Jardim Julieta, exclusive): 04 de julho de 2025 às 10h
- Lote 2 (da Estação Jardim Julieta até a Estação Vila Maria): 05 de julho de 2025 às 10h
- Lote 3A (da Estação Vila Maria até o VSE-18): 08 de julho de 2025 às 10h
Cada lote compreende a execução de túneis, estações, poços de ventilação e saídas de emergência, além da elaboração do projeto executivo e fornecimento de sistemas elétricos e auxiliares.
Sobre a Linha 19-Celeste
- Extensão: 17,6 km
- Estações previstas: 15 (sendo 5 em Guarulhos)
- Trecho: Do Bosque Maia (Guarulhos) até o Anhangabaú (São Paulo)
- Regiões atendidas: Vila Augusta, Vila Endres, Ponte Grande, Vila Maria, Pari, entre outras
- Capacidade: 630 mil passageiros por dia
- Prazo de obras: até 72 meses após início
- Previsão de início: 2026
A linha já possui projeto básico finalizado e licenciamento ambiental emitido pela Cetesb. O edital de licitação prevê que o contrato com as empresas vencedoras seja assinado ainda em 2025.
A conexão com Guarulhos é considerada estratégica, pois aliviará o tráfego na região metropolitana, além de proporcionar integração com outras linhas do Metrô e da CPTM.