Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, devem estar atentos à lista de documentos aceitos para identificação nos locais de prova. Este ano, documentos digitais serão aceitos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Geral (RG), desde que apresentados via aplicativo Gov.br.
É importante ressaltar que o boletim de ocorrência (B.O.), em caso de perda ou roubo de documentos físicos, não será aceito como forma de identificação em 2024. A mudança visa aumentar a segurança durante a aplicação das provas, segundo o Ministério da Educação.
Além dos documentos digitais, continuam válidos a cédula de identidade emitida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, bem como carteiras expedidas por conselhos de classe, passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa (emitida após 27 de janeiro de 1997).
Para os candidatos estrangeiros, é necessário apresentar passaporte ou documentos expedidos pelo Ministério da Justiça, como a Carteira de Registro Nacional Migratório.
O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo usado em processos seletivos de instituições públicas e privadas.